domingo, 3 de maio de 2020

Torta de cenoura e chocolate da minha Mãe - Dia da mãe

Bem vindo, Maio! Contigo trazes um dos dias mais especiais do ano, o Dia da Mãe. O dia da Mãe é uma data comemorativa que se celebra no primeiro domingo do mês de Maio. A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães. 

Mãe palavra pequena, mas com um significado infinito. A palavra mãe, para mim, significa dedicação, amor incondicional, compaixão, amizade e tudo de bom que existe no mundo. Em tempo de pandemia, muitos filhos não poderão visitar suas mães e lhes dar o beijo e o abraço que queriam. É o meu caso! Infelizmente não posso estar fisicamente com ela! Mas sinto que neste período de confinamento em casa, nunca estivemos tão perto uma da outra, praticamente todos os dias falamos nem que seja só para perguntar como estamos ou como esta o tempo. Gostava de poder estar mais perto de ti mãe, mas sei que mesmo longe posso contar contigo sempre. Obrigada mãe por me teres dado a vida, pelas palavras, pelos conselhos, pelo amor, pela honestidade, os bons valores, o amor da minha vida que é o meu irmão. Podemos não dizer com regularidade o que sentimos, mas ambas sabemos que nos amamos incondicionalmente e estaremos sempre lá uma para a outra. Minha querida mãe não sei como retribuir tudo o que fizeste por mim, mas posso resumir em uma palavra AMO-TE!!! 

Neste dia, os filhos costumam oferecer presentes as suas mães, de forma a mostrarem o quanto gostam delas. Eu achei que a melhor forma de retribuir a minha admiração pela minha mãe, seria fazer umas das suas receitas de eleição. Mãe espero ter estado à altura! Lembro-me como se fosse hoje, quando ela me pedia para a ajudar na preparação da mesma. Que bons momentos caseiros!!! E você? Como vai presentear a sua querida mãe? Faça como eu e cozinhe para a sua, ou cozinhe com a sua mãe, pois cozinhar é um modo de amor os outros. A todas as mães do mundo um muito obrigada por tudo e que tenham o melhor dia junto das vossas "crias". 👩💖

                                                             


Torta de cenoura da minha Mãe 

⚥ 4 pessoas  🕝  1 hora 

Ingredientes

Para a torta:
  • 4 ovos 
  • 1 estrela de anis
  • 500 gramas de cenoura 
  • 500 gramas de açúcar amarelo 
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 colher de chá de fermento em pó 
  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo tipo 55
Para o recheio:
  • 200 gramas de chocolate para culinária 52% de cacau 
Para decoração:
  • Açúcar branco q.b.   
  • Raspas de chocolate q.b. 

Preparação
  • Descascar as cenouras e cortar em rodelas. Colocar num tacho com a água, a canela e a estrela de anis. Levar ao lume durante aproximadamente 20 minutos
  • Quando as cenouras estiverem cozidas, escorrer a agua e deixar arrefecer completamente. Colocar num processador e reduzir a puré. Reservar à parte. 
  • Começar por separar, medir e pesar todos os ingredientes.
  • Ligar o forno a 190 graus Celsius. 
  • Untar com manteiga um tabuleiro rectangular com cerca 28x35 cm e forrar com papel vegetal. 
  • Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo. Reservar à parte. 
  • Numa taça, misturar o puré e o açúcar até obter uma mistura homogénea. Adicionar a farinha e o fermento, previamente peneirados, voltar a misturar tudo. 
  • Juntar uma parte das claras e envolver, deitar o resto das claras e voltar a envolver. 
  • Verter no tabuleiro, alisar a superfície e levar ao forno durante 15-20 minutos
  • Entretanto, ralar o chocolate. Reservar. 
  • Retirar do forno e com ela ainda quente polvilhar com açúcar. Colocar um pano de cozinha limpo por cima e uma tábua de cozinha maior do que o tabuleiro. Virar retirar o papel vegetal. 
  • Polvilhar com o chocolate ralado e enrolar, com ajuda do pano. Deixar no pano até arrefecer completamente. 
  • Transferir para uma torteira e decorar com as raspas de chocolate. 










Cozinhar é a minha solução, resulta sempre! 

Sem comentários:

Enviar um comentário