domingo, 19 de maio de 2019

Cookie gigante com recheio de brigadeiro

A geração de 80, da qual eu faço parte, nasceu e cresceu com o programa infantil Rua Sésamo. O programa era composto por personagens/bonecos, das quais faziam parte o Egas, o Becas ou o Monstro das bolachas. Adivinhem de quem é que eu gostava mais ?! Penso que seja fácil para todos adivinharem. Só podia ser do querido azul, peludo e faminto Monstro das bolachas. Ele comia qualquer coisa que encontrava, mas o seu alimento preferido eram as suas amadas bolachas (cookies) de chocolate. Dai ser a minha personagem preferida de todos os tempos, pois ambos adoramos bolachas. Esta receita que partilho hoje, para ele iria divinamente. Já para mim é uma autêntica perdição para o palato e alma. Também como eu o meu querido irmão adora bolachas. A ele lhe dedico esta receita, neste mês onde comemora o seu 19.º aniversario. Muitos parabéns minha "criança", meu amigo, meu companheiro de aventura.  Je t'aime, beaucoup mon coeur 💗 





Cookie gigante com recheio de brigadeiro 

10 pessoas 🕝 1 hora e 30 minutos 

Ingredientes

Para a massa da cookie: 
  • 2 ovos tamanho L 
  • 100 gramas de açúcar amarelo
  • 100 gramas de açúcar mascavado 
  • 400 gramas de farinha de trigo tipo 55
  • 2 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 200 gramas de manteiga sem sal amolecida 
  • 200 gramas de chocolate culinária 70 % de cacau em pedaços 
Para o recheio de brigadeiro: 
  • 1 lata de leite condensado 
  • 5 colheres de sopa de cacau em pó 

Preparação

Para a massa da cookie: 
  • Separar, medir e pesar todos os ingredientes. 
  • Numa taça, colocar os açúcares e a manteiga. Bater tudo até obter uma mistura homogénea. Adicionar o ovo, a essência de baunilha e voltar a bater tudo. 
  • Juntar o bicarbonato de sódio e uma parte da farinha, previamente peneirada. Envolver aos poucos a restante farinha. Adicionar, por fim, metade dos pedaços de chocolate. Levar ao frigorífico por 30 minutos
  • Entretanto, ligar o forno a 180 graus Celsius
  • Untar com manteiga uma tarteira com fundo removível.
Para o recheio de brigadeiro: 
  • Numa panela, colocar o leite condensado e o cacau em pó. Levar ao lume brando e mexer sem parar até engrossar e obter o ponto de brigadeiro*.
Para a montagem da cookie: 
  • Distribuir na tarteira metade da massa da cookie. Espalhar uniformemente por toda a massa o recheio de brigadeiro. Cobrir com a restante massa da cookie. Finalizar com o resto dos pedaços de chocolate.
  • Levar ao forno durante 40 minutos
  • Servir e aproveitar esta delicia. 
Notas: 
* O ponto é atingido quando se passa a colher e forma-se uma espécie de estrada que deixa o fundo da panela visível. 










"Cozinhar é um modo de amar os outros"- Mia Couto 

Sem comentários:

Enviar um comentário